Perguntas Mais Frequentes

1 O que é o GroLab™?

O GroLab™ é um poderoso e versátil controlador de cultivos, que fornece as ferramentas necessárias para monitorizar, controlar, analisar e automatizar todos os aspetos de um cultivo agrícola.
O GroLab™ consegue lidar com uma vasta variedade de operações, tais como iluminação, regulação de clima, irrigação, dosagem de nutrientes, correção de pH, gestão de tanque e segurança (inundações, secas, deteção de fumo e movimento).
A arquitetura modular do GroLab™ garante a capacidade de trabalhar com qualquer ambiente, independentemente do seu tamanho, tipo, meio ou sistema de cultivo.
Este sistema é totalmente configurável através de um software de fácil utilização, que oferece diversas funcionalidades extra, tais como: controlo remoto, notificações, integração de câmaras IP e ferramentas de análise.
Um dos principais objetivos do GroLab™ é ser um sistema que pode ser usado por qualquer cultivador em qualquer tipo de cultivo.

2 Como funciona o GroLab™?

O GroLab™ é um sistema modular composto por módulos distintos: GroNode, PowerBot, TankBot e SoilBot. Cada módulo tem as suas próprias capacidades, que podem ser combinadas para satisfazer os requisitos de qualquer cultivador.
O GroNode é a essência do sistema, é ele o responsável por controlar os outros módulos. Um GroNode suporta até 4 PowerBots, 4 TankBots e 4 SoilBots. O GroNode analisa toda a informação dos sensores/dispositivos ligados aos módulos e reage/notifica baseado nas instruções do utilizador. Tudo isto é configurável através do Software GroLab™ e guardado no GroNode, que irá constantemente continuar a realizar as suas tarefas.
O PowerBot é uma fonte de energia “tudo-em-um”, capaz de automatizar os elementos básicos como a temperatura, humidade, fluxo de ar, iluminação e irrigação.
O TankBot é um gestor de tanques capaz de controlar a irrigação, dosagem de nutrientes, correção de pH entre outras tarefas.
O SoilBot é um analisador do substrato que monitoriza completamente o substrato das plantas, independentemente de ser solo, lã de rocha, coco ou imersão recorrente das raízes em água.
O cultivador é livre de escolher os módulos GroLab™ que quer adquirir. A melhor parte é que poderá expandir o sistema a qualquer altura no futuro.

3 Como instalar o GroLab™?

O GroLab™ foi projetado para ser um sistema “plug-n-grow”, o que significa que basta ligar e começar a cultivar.
Só terás de abrir a embalagem que contém os módulos GroLab™ e escolher o lugar preferido para os colocar, depois é só ligar os cabos de energia, colocar as antenas e, conectar sensores e dispositivos preferidos aos teus módulos GroLab™.
Além disso terás de ligar o cabo Ethernet ao GroNode e conectá-lo a um router, PC ou outro ponto de acesso.
Instala o software GroLab™ no teu computador, abre-o, insere o número de série do GroNode e autentica-te com as credenciais.
Após estes simples passos, estarás pronto a usar o sistema GroLab™ na totalidade.

4 Quanto tempo, em média, demora a instalação e configuração do sistema GroLab™?

O tempo de instalação e configuração está sempre relacionado com o número de módulos GroLab™ que adquiriste e também com o número de sensores/dispositivos que queres ligar aos módulos.
No entanto, se usarmos o GroLab™ Starter Kit (composto por um GroNode e PowerBot) como referência, o tempo médio aproximado é de 20 minutos para instalar e 30 minutos para configurar.
Isto significa que levará menos de 1 hora para instalar e configurar na totalidade o GroLab™ Starter Kit.

5 O que devo fazer se tiver questões ou dificuldades enquanto instalo/uso o GroLab™?

O GroLab™ foi especificamente projetado para ser fácil e intuitivo na sua instalação e uso.
Mas nós sabemos que cada cultivador é diferente e tem a sua própria curva de aprendizagem. Por isso oferecemos gratuitamente uma ampla variedade de tutoriais em vídeo, manuais e outros materiais de suporte, que provou ser o suficiente para a maioria dos nossos clientes, sendo capazes de montar tudo em menos de 1 hora sem a necessidade de entrar em contacto com o nosso suporte.
No entanto, caso esses materiais não sejam o suficiente, temos uma equipa de suporte especializada que ajudarão de bom grado. Se tiveres alguma questão ou precisares de ajuda, não hesites em contactar-nos para um dos seguintes e-mails:
info@opengrow.pt
support@opengrow.pt
A nossa equipa assiste cada utilizador duma forma completamente individualizada, oferecendo ajuda em todos os aspetos relacionados com o GroLab™. Também oferecemos assistência através da GroPedia.com, a nossa rede social onde os utilizadores podem partilhar a sua experiência com o nosso sistema.

6 Porquê escolher o GroLab™ em vez de outros controladores de cultivo?

O sistema GroLab™ é capaz de cobrir todos os aspetos de qualquer cultivo agrícola.
Regulação de clima, iluminação, fluxo de ar, deteção de inundações e incêndios, irrigação, dosagem de nutrientes, correção de pH, gestão do tanque, vigilância por câmaras IP, notificações e controlo remoto são alguns exemplos das capacidades do GroLab™.
Graças à arquitetura modular do GroLab™, é possível adaptá-lo a qualquer ambiente, independentemente do tamanho, tipo, meio ou sistema de cultivo.
Além disto tudo, a Open Grow™ é uma empresa que conta com equipas especializadas que se dedicam diariamente para melhorar o sistema GroLab™. Constantemente a ouvir o feedback dos utilizadores de forma a providenciar as funcionalidades pedidas nas próximas atualizações ao sistema.
O sistema GroLab™ inclui a capacidade de atualização automática, que permite aos utilizadores receber atualizações grátis não só para o Software GroLab™, mas também para todos os módulos GroLab™, dando assim acesso a novas funcionalidades sem a necessidade de comprar o equipamento outra vez.
O GroLab™ está sempre a crescer.

7 É preciso ter dispositivos de terceiros para que o GroLab™ funcione?

GroNode, a unidade central do sistema GroLab™, é um poderoso computador, capaz de executar continuamente centenas de instruções por si só. Isto significa que não é necessário ter outros dispositivos de terceiros para que o GroLab™ continue a funcionar*.
Contudo, para configurar ou fazer uma análise detalhada é necessário ter um computador com o Software GroLab™ instalado. Depois de ter feito a configuração ou a análise, o utilizador poderá fechar o software e desligar o computador. Tudo continuará a funcionar da mesma forma, 24 horas por dia.
*O GroLab™ é um controlador de cultivos, então precisarás, obviamente, de periféricos de cultivo, tais como lâmpadas, ventiladores, bombas de água, etc., de forma a que os possas controlar e automatizar.

8 Posso usar o GroLab™ no(s) meu(s) cultivo(s)?

O GroLab™ foi projetado para se adaptar a qualquer tipo de ambiente de cultivo, quer seja uma pequena tenda ou sala de cultivo, ou um armazém industrial com várias áreas e sistemas de cultivo.
O GroLab™ oferece uma vasta variedade de funcionalidades que podem ser livremente combinadas. Não forçamos nenhum cultivador a seguir um caminho fixo ou uma configuração pré-definida, isto significa que os utilizadores podem literalmente “brincar” com o sistema da forma que quiserem.
Acredites ou não, o sistema GroLab™ pode até ser usado para automatizar outras coisas fora do domínio agrícola. Controlar e monitorizar aquários é apenas um dos muitos exemplos de aplicação do nosso sistema.
A Open Grow™ é uma empresa que desafia o mundo da automatização. Se tens algum sistema que achas que o GroLab™ não é capaz de controlar, por favor, desafia-nos de volta. Temos a certeza que seremos capazes de te surpreender!
Se tiveres alguma questão ou quiseres discutir como o sistema GroLab™ te pode ajudar, não hesites em contactar-nos para um dos seguintes e-mails:
info@opengrow.pt
support@opengrow.pt

9 O GroLab™ é compatível com equipamento de outros fabricantes?

O GroLab é um controlador de cultivos versátil projetado para não forçar o utilizador a seguir um caminho determinado, ou um equipamento específico.
Desta forma, para os dispositivos elétricos, garantimos total suporte do PowerBot a dispositivos de 230V/120V e total suporte do TankBot a dispositivos de 12V/2A, independentemente do fabricante.
Quando falamos de sensores, o TankBot é inteiramente compatível com qualquer sensor do tipo interruptor. Também suporta qualquer sonda de pH e/ou EC que utilize uma ligação do tipo BNC.

10 Quais são os módulos GroLab™ que preciso para o meu cultivo?

Sempre precisarás de um GroNode, é a unidade central do sistema GroLab™.
Depois podes escolher até 4 módulos de cada tipo: PowerBot, TankBot e SoilBot. Os módulos que utilizarás estão relacionados com o que tu precisares.
Para regulação de clima, iluminação, fluxo de ar ou irrigação baseados em dispositivos de 230VAC, sugerimos o PowerBot que consegue controlar até 4 saídas de 230VAC (2300W por saída e total) e está equipado com um sensor de temperatura/humidade.
Para uma irrigação avançada (como um tanque de água a alimentar vários cultivos), dosagem de nutrientes, correção de pH e tarefas de gestão de tanque baseadas em dispositivos de 12VDC, sugerimos o TankBot. Controla até 4 saídas de 12VDC, 4 sensores de interruptor (detetor de fumo/movimento e sensor de nível), sondas de pH/EC e sensor de temperatura do ar/água/substrato.
Para a monitorização do substrato das plantas e prevenção de inundações, sugerimos o SoilBot. Consegue monitorizar até 4 sensores da humidade do substrato e 2 de temperatura da água/ar/substrato. Também suporta 2 detetores de inundação que poderás colocar, no chão, em zonas de risco.
A combinação entre os diferentes módulos GroLab™ providencia ainda mais opções para os cultivadores, como por exemplo:
– PowerBot combinado com TankBot, aumenta as possibilidades de automatização do sistema de irrigação e das tarefas de drenagem/reenchimento do tanque, permitindo controlar dispositivos de 230VAC e 12VDC, como bombas de água e válvulas solenoide;
– SoilBot combinado com TankBot ou PowerBot, permite automatizar a irrigação baseada na humidade do substrato, evitando desperdício de água e melhorando a saúde das plantas;
– A combinação do PowerBot, TankBot e SoilBot proporciona as ferramentas para criar medidas de segurança para detetar/prevenir inundações, fogos, intrusos, dano de dispositivos, etc.
O sistema GroLab™, independentemente dos módulos, fornece controlo remoto, notificações de e-mail, análise profunda de dados, vigilância por câmaras IP e funcionalidades de “cloud”.
Tentámos cobrir a maioria das possibilidades oferecidas pelos módulos GroLab™. Se precisares de informação adicional ou funcionalidades de automatização/controlo diferentes, não hesites em contactar-nos para um dos seguintes endereços de e-mail:
info@opengrow.pt
support@opengrow.pt
Relembramos que existem vários “kits” GroLab™ à disposição, os quais oferecem diferentes combinações de módulos. Poderás, no entanto, adquirir quaisquer módulos que achares que precisas, em alturas distintas.

11 O que é um GroLab™ Kit?

Um GroLab™ Kit é um produto que contém módulos GroLab™. Criámos estes “kits” de forma a oferecer ao cliente uma maneira mais simples de adquirir os módulos necessários para automatizar o seu sistema de cultivo.
Atualmente existem 5 “kits” GroLab™ diferentes:
– Starter Kit inclui um GroNode e um PowerBot. Exemplos de uso: regulação de clima, iluminação, fluxo de ar e irrigação;
– Doser Kit inclui GroNode, TankBot e alguns periféricos de terceiros. Exemplos de uso: dosagem de nutrientes, correção de pH, irrigação e reenchimento/drenagem de tanque;
– Soil Kit inclui GroNode, PowerBot e SoilBot. Exemplos de uso: os mesmos do Starter Kit, assim como regulação da temperatura do substrato, rega baseado na humidade de qualquer tipo de substrato e ainda prevenção/deteção de inundações;
– Hydro Kit inclui GroNode, PowerBot e TankBot. Exemplos de uso: os mesmos do Starter Kit, mais os exemplos do Doser Kit;
– Pro Kit inclui GroNode, PowerBot, TankBot e SoilBot. Exemplos de uso: Combinação dos exemplos dos outros “kits“ GroLab™.
Relembramos que os “kits” GroLab™ oferecem várias combinações de módulos sugeridas por nós. No entanto, és livre de adquirir qualquer módulo separadamente, em qualquer altura.

12 Quanta potência posso controlar com o PowerBot?

O PowerBot tem 4 saídas universais que suportam até 2300W (por saída e no total).
Contudo, é possível aumentar a potência sem teres de comprar mais PowerBots, basta conectar um contactor externo ao PowerBot, o que permite controlar até 4 grupos de dispositivos sem limite de potência.

13 É necessário ter o GroLab™ conectado à internet?

Não. O sistema GroLab™ consegue funcionar localmente, na totalidade.
Para acederes ao sistema GroLab™ através do software, podes escolher ligar o cabo de Ethernet do GroNode diretamente ao teu computador, router, ou a outro ponto de acesso.
A conexão à internet é completamente irrelevante para as funções essenciais do GroLab™. Só será necessário se quiseres usar as funcionalidades de controlo remoto, notificações de e-mail e/ou “cloud”.

14 O GroLab™ é um sistema seguro?

O GroLab™ tem inúmeras camadas de proteção para a tua informação. Além das credenciais necessárias para acederes ao Software GroLab™ o sistema também requer credenciais para acederes ao GroNode. Isto significa que se o teu computador estiver comprometido, o GroLab™ continuará seguro.
As notificações de e-mail também estão protegidas, o GroNode usa um servidor privado como um ponto de redireccionamento para enviar as notificações e, desta forma, não será possível associar esse IP à tua localização.
Lembra-te que o GroLab™ pode funcionar na sua totalidade sem conexão à internet. Se o usares dessa forma estará completamente invisível ao mundo.

15 Qual é a distância máxima permitida entre os módulos GroLab™?

O sistema GroLab™ é composto por diferentes tipos de módulos: GroNode, PowerBot, TankBot e SoilBot.
O GroNode é a unidade central do sistema que comunica com todos os outros módulos através de uma rede sem fios.
Quando colocares os módulos nas tuas áreas de cultivo, deves ter em mente a distância entre o GroNode e os outros módulos. Para a maioria dos ambientes, o nosso conselho é não exceder 100 metros sem obstáculos e 25 metros com obstáculos. De qualquer das formas, é sempre recomendado que faças o teu próprio teste. Para isso, coloca os módulos perto do GroNode e liga-os. Depois, no Software GroLab™, verifica a conectividade dos módulos enquanto os afastas cada vez mais do GroNode. Desta forma consegues descobrir a distância máxima para os módulos GroLab™ no teu ambiente de cultivo.

16 Posso usar o GroLab™ sem um router?

Sim. Podes ligar o cabo Ethernet do GroNode diretamente ao teu computador ou outro ponto de acesso.
Também não é necessário teres o cabo de Ethernet do GroNode constantemente ligado ao PC. Só precisarás dele para teres acesso ao sistema de forma a realizares determinadas operações como: configuração, monitorização e análise.

17 Quero usar a rede de minha casa, mas a minha área de cultivo está muito longe do router. O que posso fazer?

A solução mais óbvia seria arranjar um cabo de Ethernet mais comprido. Porém, se esta solução não te servir, há mais opções. Um repetidor de Wi-Fi com uma porta Ethernet é um grande exemplo, basta configurá-lo e coloca-lo perto do GroNode. Depois destes passos, conecta o cabo Ethernet do GroNode ao repetidor.
De qualquer das formas, se precisares de ajuda, ou informação adicional, não hesites em contactar-nos para um dos seguintes endereços de e-mail:
info@opengrow.pt
support@opengrow.pt

18 É muito complexo gerir várias áreas de cultivo, módulos GroLab™ e periféricos?

O sistema GroLab™ permite-te configurar até 4 áreas distintas com 2 cultivos cada. Isto pode ser feito através do Software GroLab™, que fornece várias opções para cumprir com as necessidades de todos os cultivadores. Essas opções permitem que definas os nomes das áreas ou cultivos, datas de início, ciclos de dia/noite e até partilhar tanques de água entre cultivos. Permite também que atribuas sensores e dispositivos às áreas/cultivos, através da funcionalidade arrastar-e-largar.
Depois de configurares as áreas e cultivos, é possível esquecer completamente os módulos, dispositivos e sensores. Com a secção de Visão Geral oferecida pelo Software GroLab™, podes controlar e analisar todas as tuas áreas/cultivos em tempo real. Esta secção, também providencia um acesso fácil e rápido a câmaras IP, gráficos e consumos de energia.
Estas funcionalidades removem toda a complexidade, mantendo toda a informação organizada e acessível com um par de cliques.

19 Faz sentido adquirir tanto o TankBot como o SoilBot enquanto uso solo, hidroponia ou outro sistema de cultivo?

Apesar de parecer que o SoilBot é para solo e o TankBot para hidroponia, isto não é verdade.
O TankBot é um controlador de gestão de tanques que controla a irrigação, dosagem de nutrientes, correção do pH, entre outras tarefas.
O SoilBot é um analisador do substrato que monitoriza completamente o substrato das plantas, seja solo, lã de rocha, coco ou uma imersão das raízes em água recorrente.
Combinando os dois módulos permite-te automatizar a irrigação baseada na humidade do substrato, evitando um gasto desnecessário de água e melhorando a vida das plantas. Ao mesmo tempo, esta combinação também oferece mais segurança, permitindo criar protocolos contra secas e inundações.

20 Onde posso comprar periféricos compatíveis com o TankBot? (Sonda EC, dispositivos, sensores, …)

O TankBot é compatível com todas as sondas de EC e pH com conector BNC, assim como dispositivos de 12VDC e sensores do tipo interruptor.
Esses periféricos podem ser adquiridos na nossa loja, em:
opengrow.pt/shop

21 Que plataformas são suportadas pelo Software GroLab™?

Atualmente o Software GroLab™ suporta Windows 7 e versões superiores.
Estamos a trabalhar numa aplicação multiplataforma compatível com Android, iOS e Mac OS.
A primeira versão desta aplicação estará disponível no último trimestre de 2018 para todos os utilizadores GroLab™.