Blog

GroLab™ Automação do Dia – Controlo de Sistemas de Irrigação Gota-a-gota

GroLab™ Automação do Dia – Controlo de Sistemas de Irrigação Gota-a-gota

Bem-vindo a mais um artigo sobre a série GroLab™ Automação do Dia!

Esses vídeos vão levar-te por uma visita guiada a todas as funcionalidades do GroLab™. Se quiseres ver mais, visita o nosso canal no YouTube ou continua a seguir o nosso blog.

Neste terceiro episódio, vamos ensinar-te como automatizar facilmente o teu sistema de irrigação gota-a-gota com o GroLab™. Para isso, iremos utilizar uma das ferramentas que o sistema oferece, os horários.

 

 

Um pouco de história….

Sistemas primitivos de irrigação gota-a-gota são usados desde os tempos antigos. Fan Sheng-Chih Shu (氾勝之書), escrito na China durante o primeiro século ACE, descreve o uso de vasos de barro não envernizados enterrados no solo e cheios com água, referidos como as Ollas, como um meio de irrigação.[1][2] Os sistemas mais modernos de irrigação gota-a-gota foram inicialmente desenvolvidos na Alemanha em 1860 quando investigadores começam a experimentar com tubos de barro sob a superfície para criar  uma combinação de um sistema de drenagem e irrigação.[3] Esta investigação foi posteriormente expandida em 1920 para incluir a aplicação de um sistema de tubos perfurados. O uso de plástico para manter e distribuir água por via gota-a-gota foi desenvolvido mais tardiamente na Austrália por Hannis Thill.[4]

O uso de um emissor de gotejamento de plástico foi desenvolvido em Israel por Simcha Blass, um Polaco, e o seu filho Yeshayahu.[5]

Juntos desenvolveram e patentearam o primeiro gotejador funcional.[3][4]

A typical drip emitter that can be use with GroLab grow controller

Nos Estado Unidos da América, a primeira “drip tape”, chamada de “Dew Hose”, foi desenvolvida por Richard Chapin da Chapin Watermatics no início dos anos 60.[6][7][8] Chapin Watermatics foi adquirida pela Jain Irrigation em 2006 e é estabelecida debaixo da sua subsidiária Jain Irrigation Inc, USA.[9][10][11]

Depois da sua primeira introdução no fim dos anos 60, apenas 5% do solo irrigado utilizava este sistema por volta de 1988. Em 2020, 40% da irrigação na Califórnia utiliza este sistema.[12]

Irrigação gota-a-gota moderna tornou-se sem dúvida a inovação mais valiosa na agricultura desde a invenção do aspersor em 1930, que ofereceu a primeira alternativa à irrigação de superfície.  A irrigação gota-a-gota pode ainda usar dispositivos chamados de micro aspersores, que dispersão água numa pequena área, ao invés de gotejarem. Estes são normalmente usados em árvores ou vinhas com raízes mais amplas.

(Fonte Wikipedia)

 

Porque devo usar um Sistema de Irrigação Gota-a-gota?

Se estás a cultivar em solo ou em coco, um sistema de irrigação gota-a-gota vai-te economizar horas de manutenção com as tuas plantas, em vez de irrigares cada planta manualmente, onde podes sempre ter problemas com excesso ou falta de água, um sistema de irrigação gota-a-gota assegura-te que todas as plantas são alimentadas com a água de que necessitam sem quase nenhum esforço por parte do produtor.

O sistema de irrigação gota-a-gota garante ainda que a maior parte da água/nutrientes que estás a dar às tuas plantas não se perde no solo ao redor.

Estes sistemas são usados massivamente devido à sua fácil instalação, fiabilidade e baixo custo. Visto estes sistemas serem baseados em tubagem que passam pela instalação, e como esta tubagem é normalmente flexível, geralmente a instalação desse tipo de sistema não apresenta nenhuma dificuldade ou alteração na configuração do cultivo atual.

Com estes sistemas, os custos dependem geralmente de dois fatores, a qualidade dos tubos, mangueiras, gotejadores e principalmente a capacidade e fiabilidade da bomba de água que alimenta o sistema. Para sistemas industriais, essas bombas precisam ser extremamente robustas e confiáveis, mas para um produtor doméstico, uma bomba submersível barata pode facilmente fazer o trabalho.

 

Example schematic for a typical drip irrigation system compatible with GroLab

Desafios da Irrigação Gota-a-gota

Nem tudo são rosas, sistemas de irrigação gota-a-gota apresentam duas grandes dificuldades.

A primeira é a matemática associada ao dimensionamento de um sistema deste tipo, queres assegurar que se tiveres um sistema com 100 gotejadores, o primeiro gotejador apresenta a mesma pressão que o último, se isto não acontecer, algumas plantas serão mais irrigadas que outras o que pode apresentar um sério problema para o teu cultivo. Estes cálculos são normalmente feitos com base no débito da bomba de água, o diâmetro dos tubos usados e a pressão que se pretende em cada gotejador.

Estes são os principais fatores, mas ainda há outros detalhes que precisas levar em conta, como por exemplo, se a tubagem se encontra num plano horizontal ou vertical, pois isso vai mudar a pressão no interior da tubagem.

O segundo é a manutenção, aqui é onde a qualidade dos materiais que são usados é realmente importante, gotejadores baratos entopem com bastante facilidade, e precisas de verificar constantemente se algum dos teus gotejadores está bloqueado e fazer a respetiva manutenção que pode passar por uma limpeza regular à substituição total do gotejador.

Como controlar um Sistema Gota-a-gota com o GroLab™?

Existem diversos tipos de equipamentos no mercado que funcionam como temporizadores para ligar automaticamente o sistema gota-a-gota, aqui vamos apresentar uma solução utilizando o GroLab™ Starter Kit. Este kit é capaz de executar horários com o tempo mínimo ligado de 5 segundos, gerir a irrigação em 8 cultivos distintos com horários diferentes e/ou bombas de água distintas, providenciando ainda acesso ao teu cultivo por meio de uma plataforma digital onde podes controlar todas as tuas irrigações a partir de um computador.

O sistema gota-a-gota a ser implementado é contigo, grande ou pequeno, dispendioso ou barato, podes encontrar facilmente várias soluções no mercado que se adaptam ao teu cultivo. Tendo este sistema instalado, só terás de ligar a tua bomba de água numa tomada disponível no PowerBot, abrir o Software GroLab™ e configurar os horários em que queres que a tua irrigação funcione.

Neste vídeo, estamos a assumir que é necessária uma irrigação diária com o mesmo volume de água, mas sabemos que isto pode não ser o que necessitas para as tuas plantas, por isso damos-te a flexibilidade para escolheres quais os dias da semana em que queres que isto aconteça, bem como por quanto tempo necessitas que esta esteja ligada.

 

GroLab_StarterKit_Controller

 

GroLab Starter Kit automatic Irrigation

 

Neste episódio da série GroLab™ Automação do Dia, programámos uma rega diária de 10 minutos com início às 17:50.

GroLab schedule configurator explanation

Este horário é totalmente configurável, desde os dias da semana até à sua data de início e a respetiva duração.

Cada sistema gota-a-gota terá as suas necessidades, desta forma, o Software GroLab™ foi criado de maneira a poderes customizar os teus horários de irrigação de uma forma sem precedentes.

Em quatro pequenos vídeos mostrámos-te como controlar a tua iluminação, gerir a temperatura do teu cultivo bem como o controlo de níveis de humidade ideais, e ainda a customização dos teus horários de irrigação, tudo isto usando apenas um GroLab™ Starter Kit da Open Grow™.

No próximo artigo vamos detalhar como adicionar mais saídas controladas ao teu sistema GroLab™, de maneira a poderes controlar ainda mais variáveis do teu cultivo.

Fica atento!

Se tiveres alguma questão ou sugestão, não hesites em comentar, ou se precisares de mais assistência, envia-nos uma mensagem através do nosso formulário de contacto ou envia-nos um e-mail para info@opengrow.pt, será um prazer responder-te!

No Comments

Leave a reply