Blog

GroLab™ Automação do Dia – Como Controlar a Humidade da tua Área de Cultivo?

GroLab™ Automação do Dia – Como Controlar a Humidade da tua Área de Cultivo?

Bem-vindo a mais um post da série Automação GroLab™!

Esses vídeos vão levar-te por uma visita guiada a todas as funcionalidades do GroLab™. Se quiseres ver mais, visita o nosso canal no YouTube ou continua a seguir o nosso blog.

Nesta segunda parte do segundo episódio, falaremos sobre o clima e a humidade do teu cultivo. Iremos também explicar como podes automatizar o teu humidificador e criar alarmes para ajustar a humidade? para quaisquer valores que possas precisar.

O que influencia o clima de uma área de cultivo?

Como referimos no último post “há múltiplos fatores que influenciam o clima de uma área de cultivo, sendo a qualidade do ar a mais decisiva (mais concretamente a temperatura e humidade), seja em um armário de cultivo, uma sala de cultivo ou até uma estufa”.

Hoje vamos falar sobre a importância de ter um bom controlo sobre a humidade na tua área de cultivo, a fim de ajudares as tuas plantas a prosperar e, especialmente, evitar mofo durante o crescimento das mesmas.

Vamos primeiramente diferenciar Humidade (ou Humidade Absoluta) de Humidade Relativa.

Humidade Absoluta é a quantidade de vapor de água ou humidade no ar. É medido em gramas de água por metro cúbico de ar.

Humidade Relativa é também uma medida de água no ar, mas relativa à temperatura do ar. É expressa como uma percentagem da quantidade total de água que pode ser retida pelo ar a uma determinada temperatura.

O ar quente pode conter muito mais humidade que o ar frio. Por exemplo, se o ar quente e o frio tivessem a mesma quantidade de humidade absoluta, a humidade relativa (percentagem) do ar frio seria muito maior.

O que acontece se os níveis de humidade do meu cultivo subirem ou descerem demasiado?

Extremos na humidade de um cultivo, se não forem tratados imediatamente, representam um grande risco para a saúde das plantas.

Strawberry fruit rot Botrytis cinerea; Author RasbakPor um lado, se a humidade for muito alta, as plantas não conseguem respirar correctamente, portanto, elas retêem a água no seu interior, o que significa que não conseguem absorver água pelas raízes e, por consequência, não absorvem nutrientes. Além disso, provavelmente começarás a encontrar algum tipo de fungo nas tuas plantas, como mofo ou bolor.
Botrytis cinerea on Riesling grapes. Author Tom Maack

Por outro lado, se a humidade for baixa, as plantas fecham os estômatos, através dos quais respiram e transpiram, a fim de conservar alguma água, mas depois de algum tempo nestas condições, elas inevitavelmente morrem. Se o solo não estiver tão seco quanto o ar, as plantas extraiem muito mais água através das raízes, o que significa que também ingerem muitos nutrientes, o que poderá causar uma queima por excesso de nutrientes.

O que fazer se encontrares bolor/mofo nas tuas plantas:

-Se a planta não está a dar fruto ou flor, pulverize com fungicida para remover o bolor e evitar que volte a aparecer.

-No caso de ser uma planta comestível, uma planta de frutas, ou mesmo uma planta fumável, se o mofo estiver espalhado de forma considerável, aconselhamos que deites fora toda a planta, pois o mofo é muito prejudicial à saúde, e especialmente para os pulmões no caso de plantas que podem ser fumadas.

-Corta as folhas ou ramos afectados.

– Podes usar alguns guardapos de papel molhados e limpa suavemente o mofo das plantas. É essencial os guardanapos estarem molhados, ou o fungo não se agarrará aos mesmos, passando para o ar, facilitando a propagação e tornando muito mais fácil respirares o fungo.

-Coloque as plantas numa área seca. No exterior, debaixo do sol, é uma boa ideia.

-Mantém o solo mais seco que o normal.

-Aumenta a ventilação do ar e liga o desumidificador. Mofo ou bolor não prosperam em espaços secos ou bem ventilados.

-Existem também alguns métodos tradicionais que ouvimos falar, como a pulverização de bicarbonato de sódio, alho, leite ou vinagre nas plantas. Caso optes por este tipo de solução tradicional, deves garantir que qualquer um desses produtos esteja bem diluído, caso contrário poderão ocorrer outros efeitos negativos.

Como controlar a humidade de um cultivo?

Há muitos métodos para aumentar ou diminuir a humidade em uma área de cultivo.

A maneira mais popular é usar um humidificador (ou um desumidificador), pois estes fazem maravilhas num cultivo. Podes até mesmo automatizá-los, o que significa que sempre que a humidade cair abaixo (ou subir acima) de um determinado valor definido por ti, um deles será ligado e irá ajustar os níveis de humidade para um valor ideal.

A ventilação também é muito importante, não apenas para o controle da temperatura, mas também para remover parte do ar húmido do teu cultivo ao trazer ar menos húmido do lado de fora. Um bom fluxo de ar é uma solução primordial para combater fungos nas plantas.

Uma solução a curto prazo, no caso das plantas estarem muito secas, é borrifá-las com água morna. No entanto, esta solução dura apenas cerca de 15 minutos.

Outra maneira eficaz de aumentar a humidade de uma área é manter as plantas juntas, visto que à medida que estas transpiram, libertam humidade para o ar. Para diminuir a humidade, podes fazer o oposto, espalha as plantas e deverás notar uma redução da humidade, não te esqueças também de cobrir os tanques de água para evitar a evaporação da água.

Níveis de humidade ideal:

Os níveis ideais de humidade dependem de muitos factores, especialmente do tipo de planta que desejas cultivar, embora a maioria das plantas prospere em ambientes húmidos.

A humidade genérica para as plantas média ronda os 40 e 60%. Um pouco mais alto durante o estágio vegetativo de crescimento porque as plantas precisam de mais humidade para poderem crescer mais fortes/saudáveis.

Lembra-te: Se estás a fazer propagação de clones de uma planta,a humidade da área de clonagem deverá ser bastante alta (70~80%), porque como os clones não têm raízes, a sua absorção de água e nutrientes é feita via foliar.

Cada tipo de cultura e fase de crescimento têm diferentes níveis ideais de humidade, dependendo de muitos factores, e é aí que o GroLab™ é útil. Ao automatizar os valores de humidade, garantes que o teu cultivo jamais verá vestígios de mofo ou bolor e que o ar estará sempre nas condições perfeitas para que as tuas plantas cresçam e te proporcionem o melhor rendimento.

GroLab_StarterKit_Controller

Neste vídeo da série de Automação GroLab™, exploramos o aumento automático da humidade num cultivo, para isso vamos usar o GroLab™ Starter Kit, com um criador de névoa ultrassônico como fonte de humidade para a nossa área de cultivo.

Humidity Control with PowerBot

Esta configuração é bastante fácil de instalar e garante que a humidade do cultivo não desça para níveis não desejados.

Através do software GroLab™, isso é conseguido com a criação de um alarme simples.

Como se pode ver no exemplo mostrado no vídeo, sempre que a humidade descer abaixo de 40%, o sistema liga o humidificador até que os níveis de humidade estejam acima de 60%.

Se a a tarefa é reduzir a humidade, podes usar a ventilação da tua área de cultivo como primeiro recurso, e se isso não for suficiente, podes facilmente adicionar um humidificador ao PowerBot para melhorar a remoção de humidade da área em questão.

GroLab_High_Humi_Alarm

Com o software GroLab™, podes registar todos os dados do teu cultivo da semente até à colheita, verificar o gráfico para ver se a tua automação está a ter o efeito desejado e ajustar as configurações para obter os valores ideais, neste caso de humidade.

GroLab Software RealTime Chart and Data Log

Em três pequenos vídeos, mostrámos como controlar as tuas luzes, regular a temperatura e garantir os melhores níveis de humidade dentro do teu ambiente de cultivo, tudo isso usando o GroLab™ StarterKit da Open Grow™.

No próximo post vamos falar sobre irrigação, e sobre os sistemas de irrigação mais comuns, e como podes controlá-los também com o GroLab™ Starter Kit, fica atento.

Se tiveres alguma questão ou sugestão, não hesites em comentar, ou se precisares de mais assistência, envia-nos uma mensagem através do nosso formulário de contacto ou envia-nos um e-mail para info@opengrow.pt, será um prazer responder-te!

No Comments

Leave a reply